top of page
Foto do escritorDr. Turí Souza

A verdade sobre o colesterol

Atualizado: 7 de dez. de 2022

Entenda tudo sobre o colesterol, o que causa seu aumento, os tipos, e com quais alimentos você realmente deve se preocupar.



Entenda tudo sobre o colesterol: o que causa seu aumento, os tipos e quais alimentos realmente merecem sua atenção.


Hoje, vamos desvendar o colesterol e descobrir quem é o verdadeiro vilão na formação da temida placa de ateroma, o pesadelo dos cardíacos no mundo todo!


Vou começar com algo que todos já ouviram: "O consumo de gordura saturada aumenta os níveis de LDL no sangue, o que pode te matar do coração!" Essa ideia é repetida como um mantra em todo lugar.


Mas será que é tão simples assim? Ao ver uma picanha, você deve sair correndo gritando “salve-se quem puder”? Não é bem assim, amigos.


O LDL, conhecido popularmente como "colesterol ruim", tem fama de vilão. Muitos médicos atribuem a ele a culpa por doenças cardíacas e afirmam que é o principal causador da placa de ateroma, baseando suas recomendações em conceitos ultrapassados e sem respaldo científico.


Na faculdade de Medicina, nutrição não é um tema amplamente estudado, e a ciência já avançou muito mais do que se imagina sobre essa partícula.


O LDL é uma lipoproteína de baixa densidade, que transporta macronutrientes do fígado para o sangue, distribuindo-os aos tecidos que precisam.


Agora, vamos às informações importantes:


Mais de 70% das partículas de LDL são compostas por triglicerídeos. E aqui está o ponto chave: o aumento do LDL está mais ligado ao excesso de triglicerídeos do que ao consumo de gordura saturada!


E sabe o que eleva os triglicerídeos no sangue? O consumo de carboidratos refinados, como pães, massas, bolos e biscoitos.


Então, a culpa não é da gordura saturada. A ciência foi além, e já sabemos que existem dois tipos de LDL: Padrão A e Padrão B.


O Padrão A, considerado o "LDL saudável", é composto por partículas maiores, menos densas e menos oxidadas, que não se acumulam nas artérias, ou seja, não formam placa de ateroma.


E adivinhe, a gordura saturada aumenta justamente esse LDL saudável. Assim, os 30% do seu LDL que realmente aumentam com o consumo de gorduras saturadas não fazem mal à saúde. Excelente notícia, certo? Ponto para a gordura saturada!


Agora, de onde vem o Padrão B?


O Padrão B, formado por pequenas partículas densas e oxidadas, é o principal responsável pela aterosclerose. Ele aumenta com o consumo de carboidratos refinados. Quanto mais altos os triglicerídeos (decorrentes dos refinados), maior o LDL Padrão B. Isso aparece no seu exame como VLDL.


Então, está claro: são os alimentos refinados os principais culpados pela elevação do LDL Padrão B, o tipo que causa a formação de placas nas artérias!


Mas o problema não acaba aí. Mesmo o LDL Padrão A (o saudável) pode se transformar em Padrão B se for oxidado pelo excesso de insulina no sangue.


E como evitar isso?


O segredo está em controlar a insulina, que é liberada quando sua glicemia sobe após o consumo de carboidratos refinados. Parece que tudo está mesmo relacionado a eles, e é isso! Está cientificamente comprovado.


Resumindo:


- Quanto mais carboidratos refinados você consome,

- Mais seus triglicerídeos aumentam,

- Mais seu LDL Padrão B (o ruim) sobe,

- E maior é o risco de problemas cardíacos!


Agora sim: "Salve-se quem puder!" 😉


Não podemos falar de LDL sem mencionar o HDL, o "colesterol amigo do coração". O HDL é responsável por remover os resíduos da corrente sanguínea, levando-os ao fígado para eliminação. Muitos o chamam de "colesterol bom".


E adivinhe quem eleva o HDL? Alimentos ricos em gordura saturada! Carnes, ovos e laticínios são os melhores amigos do seu coração.


Além de aumentar o LDL Padrão A, que não faz mal, o consumo de gordura saturada também eleva o HDL, que limpa o sangue.


Portanto, não tema as gorduras naturais dos alimentos. Tudo que sua avó comia na roça e viveu até os 100 anos continua saudável hoje. A verdade não muda!


Os verdadeiros vilões da sociedade moderna são os alimentos refinados, especialmente carboidratos como pães, massas, doces e biscoitos.


Também evite frituras com óleos vegetais parcialmente hidrogenados (soja, milho, canola) e margarinas, que contêm gorduras trans, comprovadamente tóxicas para o corpo!


Pode parecer que é necessário cortar tudo, mas não é assim. Em uma consulta, posso te mostrar como comer bem com alimentos saudáveis que vão salvar sua saúde!


Comentários


bottom of page