top of page
Foto do escritorDr. Turí Souza

Como tratar o Diabetes com a Dieta Low Carb

Atualizado: 28 de ago. de 2022


O diabetes, uma doença crônico-degenerativa que afeta milhões de pessoas, desde idosos até crianças, é amplamente considerada pela "Medicina Oficial" como uma condição incurável, que pode ser apenas controlada com medicamentos ou insulina.


No entanto, essa não é toda a verdade. É perfeitamente possível controlar o diabetes, especialmente o tipo 2, através de uma alimentação saudável.


O problema é que a "dieta saudável" recomendada pela "Nutrição Oficial" é composta, em grande parte, por carboidratos—o grupo de alimentos que é prejudicial para quem sofre dessa doença. Dessa forma, os nutricionistas muitas vezes não conseguem controlar o diabetes apenas com dieta, pois seguem as diretrizes que, infelizmente, promovem uma alta ingestão de carboidratos.


É lamentável observar as previsões da OMS, que indicam milhões de novos casos de diabetes a cada ano. A explicação para isso é clara: a própria OMS defende uma dieta rica em carboidratos para todos, inclusive para os diabéticos, o que inevitavelmente leva ao aumento do número de pessoas com diabetes.


Mas existe uma solução: uma dieta de baixo carboidrato.


Com essa dieta, é possível que um diabético tenha controle total sobre sua glicemia, mantendo-a em níveis fisiológicos e evitando também as hipoglicemias, que são uma grande preocupação para quem convive com essa doença.


Além disso, essa dieta é uma excelente forma de prevenir o diabetes, uma doença que causa danos significativos ao corpo humano. Sem os picos de glicemia provocados pelos carboidratos, o organismo não inflama, as células não desenvolvem resistência à insulina, e o pâncreas não é forçado a produzir mais insulina.


Ao seguir essa dieta, o corpo se mantém saudável, utilizando a gordura como fonte de energia, ajudando a manter o peso ideal e preservando a saúde e o equilíbrio do organismo.


O ponto de partida dessa dieta é eliminar o açúcar e todos os seus derivados, assim como o trigo e seus derivados. Mas vai além, removendo todos os carboidratos de alto índice glicêmico (como batata e arroz branco), deixando apenas aqueles que não causam inflamação no organismo.


Se você tem problemas de saúde, é sempre aconselhável fazer essa dieta sob a supervisão de um profissional. Agende uma consulta comigo, e eu poderei te ajudar!


Comments


bottom of page