top of page
Foto do escritorDr. Turí Souza

Dieta Carnívora x Dieta Vegetariana - Qual a melhor?



Você já reparou que tanto vegetarianos quanto carnívoros defendem suas dietas como se fossem a solução para todos os problemas do mundo?


Mas afinal, quem está certo nessa disputa?


A resposta é dupla:


  1. Ninguém

  2. Ambos


Mas como assim? Calma, vou te explicar.


O que acontece é que tanto uma dieta quanto a outra podem ser ótimas para determinadas pessoas, mas péssimas para outras.


O que você precisa saber é qual é o seu Tipo Metabólico, ou seja, o tipo de oxidação ao qual seu organismo é mais propenso.


Existem basicamente 3 tipos metabólicos:


  1. Oxidador Carnívoro:Precisa de uma dieta mais rica em proteínas animais e gorduras.

  2. Oxidador Vegetariano:Precisa de uma dieta mais focada em vegetais, carnes magras e ovos.

  3. Oxidador Misto:Precisa de uma dieta equilibrada.


É por isso que algumas pessoas se dão tão bem com uma determinada dieta, enquanto outras não se adaptam.


Quando você está seguindo a dieta certa para o seu metabolismo, deve sentir-se muito melhor, com mais energia e disposição. Sua mente deve ganhar clareza, e seus desequilíbrios metabólicos devem ser harmonizados.


Claro que, nem sempre, a dieta sozinha vai resolver tudo. Por isso, para cada tipo metabólico, existe uma suplementação básica específica, com vitaminas e minerais, para equilibrar o organismo.


Mas como descobrir seu tipo metabólico? Bom, não é tão simples quanto parece. Para isso, faço um rastreamento metabólico com dezenas de perguntas, onde consigo identificar exatamente em qual tipo metabólico/oxidativo seu organismo se enquadra.


Vale lembrar que isso pode mudar com o tempo. Eu mesmo, que sempre fui um oxidador carnívoro, há alguns anos estou mais inclinado para o perfil vegetariano.


Isso também não significa que o Tipo Carnívoro vai comer apenas carnes, e o Vegetariano, apenas vegetais. Mas sim que serão recomendados os melhores tipos de proteínas para cada organismo, visando os melhores resultados, tanto energéticos quanto de emagrecimento.


E aqui está o pulo do gato: se você está seguindo uma dieta Low Carb e não está emagrecendo, pode ser porque ela não está adaptada ao seu tipo metabólico.


Descobri isso há poucos anos, e desde que passei a individualizar a dieta Low Carb para o metabolismo de cada paciente, os resultados melhoraram significativamente.


Então é isso: se seu metabolismo for mais inclinado para o perfil vegetariano, você se adaptará muito bem a uma dieta nesse estilo. Mas se for o contrário, essa dieta poderá prejudicá-lo. E vice-versa.


O único erro de ambos os grupos é achar que todas as pessoas devem seguir um único tipo de dieta. Isso é inconcebível dentro da ciência metabólica individualizada. E não apenas em termos de calorias, mas também para determinar o tipo de proteína e gordura mais adequado para cada organismo.


Se você deseja seguir uma dieta individualizada, com rastreamento metabólico para receber uma Low Carb adaptada ao seu metabolismo, marque uma consulta clicando aqui: https://www.drturisouza.com.


Comments


bottom of page