**Será que as dietas restritivas fazem mal à saúde?**
Tenho observado com surpresa o crescimento do número de profissionais de nutrição que afirmam, sem hesitar, que a restrição alimentar não é benéfica para a saúde.
Eles parecem tratar como novidade a ideia de que cortar alguns grupos alimentares pode corrigir desequilíbrios. Esquecem-se, no entanto, do pai da medicina, Hipócrates, que, 400 anos antes de Cristo, já ensinava que o alimento deve ser escolhido para servir como remédio. Hipócrates não defendia uma dieta "equilibrada" para todos; ele acreditava na necessidade de ajustar a dieta conforme o problema de cada pessoa.
No entanto, para muitos dos atuais "nutriARTISTAS", Hipócrates é visto como um ignorante. Eles afirmam que todas as dietas restritivas são prejudiciais à saúde.
Mesmo que se ignorem os ensinamentos de Hipócrates, que são quase um crime histórico, vamos considerar duas das tradições médicas mais antigas: a Medicina Chinesa e a Medicina Indiana. Com milhares de anos de teoria e prática, ambas sustentam as maiores populações do planeta e utilizam dietas restritivas para tratar desequilíbrios.
Será mesmo que esses "nutriARTISTAS" do Instagram sabem mais do que milênios de conhecimento médico?
Vamos ao ponto principal: RESULTADOS!
A Dieta Low Carb, por exemplo, incomoda muitos críticos porque oferece resultados rápidos. Isso pode incomodar profissionais que não conseguem alcançar sequer 50% desses resultados com seus pacientes. Sem embasamento, a única opção que resta é criticar e difamar.
Em vez de investir em estudo, aplicação e aprofundamento para se tornarem profissionais mais completos, preferem se engajar em críticas infundadas.
Trago este tema à tona para que meus seguidores e pacientes não se deixem levar pela nova moda do "equilibrado" divulgada por esses "nutriARTISTAS" do Instagram.
A restrição alimentar é frequentemente necessária para corrigir desequilíbrios, um fato comprovado cientificamente e historicamente.
Dietas equilibradas são para pessoas equilibradas. Organismos intoxicados e inflamados necessitam de dietas detox e anti-inflamatórias. Não se cura um vício oferecendo a substância em pequenas doses; isso apenas prolonga o sofrimento e o desperdício de tempo e dinheiro.
Estou comprometido em buscar o melhor para meus pacientes, mesmo que isso vá contra o que os "nutriARTISTAS" do Instagram dizem. Tenho os resultados, a ciência, Hipócrates e as Medicinas Milenares ao meu lado, e continuarei estudando e me especializando para oferecer o melhor cuidado possível.
留言